Seus direitos garantidos por lei

Você sabe quais são os direitos garantidos por lei para pessoas com deficiência? 

No post de hoje, iremos responder essa e mais outras perguntas que talvez você se questione. E afinal, o que é a deficiência e/ou a invalidez?

A deficiência é algo inerente ao corpo, à condição física ou intelectual da pessoa. Já a invalidez é o resultado da relação entre a deficiência e as eventuais barreiras do meio. 

 

De acordo com a pesquisa fornecida pelo IBGE em 2010, o número da população que apresenta algum tipo de deficiência representam 23,8% da população do país. 

Isso significa que existem deficientes físicos, visuais, auditivos, intelectuais, psicossociais e de deficiências múltiplas em nossa população, e essas pessoas possuem direitos que garantem a inclusão das mesmas na sociedade. Vamos mostrar para vocês alguns deles: 

 

  • Educação: todo deficiente possui o direito a uma educação de qualidade e é considerado crime impedir ou dificultar o ingresso de uma pessoa deficiente a qualquer escola regular;
  • Trabalho: o estatuto prevê a reserva de vagas para pessoas que possuem alguma deficiência nas empresas, facilitando a inclusão;
  • Saúde: é dever público garantir uma rede de serviços especializados; 
  • Esporte, lazer e cultura: acesso às atividades esportivas;
  • Isenção de impostos e taxas: na compra de carros novos, a pessoa que possui deficiência é isenta de alguns impostos; 
  • Auxílio: salário, aposentadoria, auxílio inclusão, benefício ao saque do FGTS;

 

O seguro de vida é algo que também pode ajudar, além dos benefícios citados acima. Nenhuma pessoa está livre dos imprevistos da vida e esses acidentes podem ocorrer onde menos esperamos, como por exemplo, acidentes de trabalhos, de trânsito ou causados por doenças graves. O seguro é a maneira mais eficaz para proteção financeira nesses momentos. 

 

O seguro irá ajudar com despesas hospitalares, médicas e/ou despesas em medicamentos, tratamentos específicos, também ajudará caso a família precise pagar alguém para ajudar o segurado que está inválido e na manutenção do padrão de vida familiar, como por exemplo, despesas básicas e estudos para os filhos.



Pra que remediar se O Seguro Morreu de Velho?! 



Nós do blog O Seguro Morreu de Velho respeitamos e visamos a inclusão de todo o diferente! 





Quais dúvidas restaram sobre o assunto? Nós podemos ajudar!

contato@oseguromorreudevelho.com ou através do nosso WhatsApp.

Imagem de Pedro Alvares

Posts Relacionados

Comentários

TOPO