O que podemos aprender com o Dia Nacional da Consciência Negra?

No post de hoje, falaremos um pouco sobre este tema com o intuito de homenagear e celebrar essa data. Hoje, dia 20 de novembro, é celebrado o dia nacional da consciência negra, este dia é uma forma de lembrar a importância de valorizar o povo que contribuiu para o desenvolvimento da cultura brasileira.

 

A cultura afro-brasileira começou quando o tráfico transatlântico de escravos forçou milhões de africanos a virem para o Brasil. Assim, foi formada a maior população de origem africana fora da África. E aconteceram apropriações e adaptações para que a cultura africana sobrevivesse e essa herança foi representada em novas práticas culturais.

 

Podemos citar todos os costumes e as tradições que essa herança nos proporcionou, como por exemplo:

 

  • As festividades populares: carnaval, que mobiliza uma nação inteira. A festa de São Benedito comemorada após a Páscoa, a festa de Yemanjá comemorada no dia 2 de fevereiro;
  • A música e a dança: as rodas de samba, a famosa capoeira;
  • A culinária: acarajé, leite de coco, feijão preto, quiabo e por fim, o prato brasileiro mais conhecido, a famosa feijoada; 



Por isso, devemos celebrar neste dia, pois o Brasil herdou uma cultura extremamente importante e devemos valorizar! Todos devem aprender a como lutar pela igualdade racial, pois só temos do que nos orgulhar da cultura afro-brasileira e iremos mostrar que há mais de um século muitas pessoas engajadas estão nessa luta através da música, como o hip hop, a arte, no caso do grafite, entre outros. 






Pra que remediar se O Seguro Morreu de Velho?




Quais dúvidas restaram sobre o assunto? Nós podemos ajudar!

contato@oseguromorreudevelho.com ou através do nosso WhatsApp.

 





 



Imagem de Pedro Alvares

Posts Relacionados

Não há posts relacionados.

Comentários

TOPO