Seguro de vida é herança? Entenda

Saber se o seguro de vida é herança, ajuda a evitar problemas na hora de planejar o seu testamento. E no post de hoje iremos mostrar a diferença entre ambos, para que você possa se preparar. 

 

Ninguém gosta muito de falar sobre falecimentos ou herança, não é mesmo? Porém, é algo que se faz necessário em determinado ponto da vida e afirmo que, quanto mais cedo se preparar, melhor será. 

Se você está planejando sua herança para os seus dependentes, precisa estar preparado ao que possa acontecer, afinal, ninguém sabe quando o imprevisto irá chegar. 

Vamos começar entendendo a diferença: 

 

Herança: é o processo da divisão dos bens, créditos e dívidas de uma pessoa falecida entre os herdeiros e pessoas próximas. 

 

Seguro de vida: já o seguro de vida é a forma que você tem de se preparar para o inesperado. É a indenização que os beneficiários que você escolheu irão receber de acordo com as suas coberturas. Em caso de falecimento ou em caso de acidentes em que aconteça a invalidez total ou parcial. 

 

Ambos são, tecnicamente, uma forma de deixar quem você ama amparado. Porém na herança, a partilha de bens será 50% para o cônjuge (caso houver) e 50% para os herdeiros legais (descendentes direto). E no seguro de vida você pode escolher qualquer pessoa para ser o seu beneficiário. 



Quer uma consultoria gratuita com um especialista? Disponibilizamos um WhatsApp para você!



Então, o seguro de vida entra no inventário?

De acordo com o Código Civil no Art. 794. O seguro de vida não é herança e por isso não entra no inventário! Outra diferença é que o pagamento da indenização não será partilhado e também não é sujeito à desconto caso o segurado possuir alguma dívida.

Por isso, faça uma boa escolha de seus beneficiários, pense e veja quem são os dependentes que precisam de você ou quem você quer deixar amparado. 

 

Em prática, transmitir parte do seu patrimônio através do seguro de vida garante um valor maior para os seus herdeiros, desde que eles estejam como beneficiários no contrato. Aquele que estiver definido como beneficiário é quem receberá o dinheiro, sem interferência da lei nessa escolha, e sem burocracia, da maneira mais rápida possível!




Pra que remediar se O Seguro Morreu de Velho?!




Quais dúvidas restaram sobre o assunto? Nós podemos ajudar!

contato@oseguromorreudevelho.com ou através do nosso WhatsApp.

Posts Relacionados

Comentários

TOPO