Ainda assim, é a melhor opção!

O que você sabe sobre um inventário? Tem alguma ideia de quais são os processos burocráticos e qual é o custo? Tem ideia se tem algum imposto ou multa? Iremos esclarecer essas e outras dúvidas neste post.

O inventário é um documento com a descrição detalhada de todo o patrimônio de pessoa falecida para que possa ser feita a partilha de bens. Parece algo simples, mas demanda tempo, atenção e dinheiro.

Para realizar o inventário, existem alguns processos burocráticos como por exemplo, paga-se o Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doações (ITCMD) sobre o valor total dos bens. A alíquota do imposto, assim como sua sigla, varia de acordo com o estado. Em São Paulo, por exemplo, a alíquota é de 4%. Também, é necessário arcar com as despesas de registro da partilha nos cartórios e imóveis. Deve ser levado em conta que terá também o imposto sobre o ganho de capital referente aos bens herdados.

Após o falecimento, existe um prazo para abrir o inventário, 60 dias contados a partir da data do óbito. Caso contrário, pagará multa de 10% sobre o ITCMD. Também, é preciso contratar um advogado ou defensor público, por determinação da lei, para realizar a abertura de um inventário.

E por que fazer um inventário é algo tão importante visto que pagaremos taxas, impostos e multas em caso de atraso?

Se o inventário não for aberto, os bens ficam bloqueados e nem o cônjuge ou os filhos podem administrá-lo.

Sem um auxílio emergencial extra, acaba se tornando muito complicado, visto que todos os bens ficam bloqueados, as custas do inventário são totalmente dos herdeiros, como fazer isso se os bens estarão bloqueados? Nós nunca sabemos quando, o que pode acontecer e nem os empecilhos que iremos enfrentar nessa fase, por isso o seguro de vida vem nos mostrando ser a melhor opção para as eventualidades enfrentadas!

Ainda assim não acha ser a melhor opção mesmo com tudo que te mostramos? Então vamos lá:

Procurando a seguradora certa, você estará seguro diante a uma situação como essas. O beneficiário irá receber a indenização e pode usá-la para abrir o inventário ou para se manter até que tudo esteja resolvido. Você não pode deixar de proteger as pessoas que você ama das responsabilidades do dia-a-dia, principalmente se tiver filhos pequenos que ainda dependem de você. E se algo acontecer? O bloqueio dos seus bens influenciará na rotina dessas pessoas, causando demais eventualidades como, mexer naquele tal planejamento ou precisar de terceiros para um empréstimo. A situação pode ficar bem complicada em casos como este, por isso, proteja-se, não há mal em ser precavido e lembre-se, O Seguro Morreu de Velho!

 

Quais dúvidas restaram?

contato@oseguromorreudevelho.com

Imagem de Marcus Cabral

Posts Relacionados

Comentários

TOPO