Sentimento de Inconformidade

Engraçado como temos muitos feriados em relação aos pares internacionais. E outro fato curioso é que muitos deles tem a ver com a inconformidade do nosso povo. E o dia de hoje não foge a essa regra, Joaquim José da Silva Xavier (ou para os mais conhecidos, Tiradentes) não se conformou com o domínio português e liderou um movimento separatista chamado Inconfidência Mineira.

O que mais me chateia foi que o brasileiro perdeu muito esse sentimento de inconformidade, vimos um resquício disso no movimento que culminou no impeachment da Dilma e quando as passagens de ônibus foram reajustadas aqui em São Paulo. Tudo bem que as regras hoje em dia são muito mais justas em comparação com o que era no passado, mas mesmo assim.

E não digo só no que diz respeito ao que temos pouco controle, pelo contrário, as pessoas deveriam se rebelar mais com aquelas coisas que o comando está nas mãos. Sempre se é muito reativo as coisas. “Ah, a inflação está muito alta, não consigo mais manter o meu padrão de vida”, “Ah, não consigo comprar uma casa porque os juros do financiamento no banco aumentaram muito” ou ainda “Tenho que aceitar este sub-emprego que não me agrada para sustentar a minha família”.

Quando se aceita essa realidade externa, morre-se aos poucos. Os sonhos vão sendo adiados ou mesmo engavetados e o brilho da vida se apaga. Vivemos em um tempo onde tudo está muito acessível, se gosta de ler, existem inúmeros livros de autores renomados e com preços acessíveis, se prefere assistir vídeos, o YouTube é infinito ou ainda, se prefere áudios, os podcasts chegaram para cobrir essa lacuna. E estes 2 últimos, sem nenhum custo.

Não aceite a sua realidade se ela te incomoda.

*Uma outra curiosidade é que não existe nenhum retrato verdadeiro ou descrição física de Tiradentes.

Posts Relacionados

Não há posts relacionados.

Comentários

TOPO