Você vai se vendo obrigado a fazer coisas chatas

Pode dar adeus ao verão que hoje inicia-se o outono, o chinelo dá lugar a meia e aquele casaco que está guardado faz algum tempo será desengavetado também. Aqui no Brasil, parece que todas as coisas convergem para o mesmo sentido, primeiro tem o réveillon para recarregar as energias, depois o carnaval para ter a ciência que de fato o ano começou mesmo e agora o fim do verão, estação que todos adoram.

Agora não tem mais desculpa, automaticamente a seriedade vai tomando conta da vida e você vai se vendo obrigado a fazer aquelas coisas chatas, mas que são extremamente necessárias. E uma das coisas que se encaixa com o que estou falando até aqui que é o planejamento financeiro.

O ponto em comum entre finanças e o clima tem a ver com o controle. Há muito tempo, esse sistema de divisão entre períodos mais frios, com mais chuvas e de luz do sol diferentes foi benéfico em vários sentidos. Proporcionou aos agricultores planejar suas safras, o equilíbrio entre culturas diferentes e etc.

Hoje em dia, esse “registro de dados” está presente em praticamente tudo no mundo. Desde aquilo que se olha no celular até nosso deslocamento na cidade. E você aí achando que ter um planilha para controlar suas entradas e saídas é demais. Sinto-lhe dizer que não existe outra forma para o seu planejamento financeiro ser desenvolvido, é chato, mas precisa ser feito.

Anotar seu fluxo de caixa é só o começo, a segunda etapa que é tão importante quanto a primeira é a análise de todos esses dados (também muito presente atualmente). A partir dessa análise, é possível deixar claro para onde o dinheiro está indo, os padrões de consumo e a partir disso, fazer algum ajuste para que os objetivos sejam conquistados.

E por último, feito toda essa lição de casa, precisa-se considerar o imponderável da vida. Nem tudo dá pra ser planejado e controlado, e para essas situações, a gente se protege. Afinal, um imprevisto não pode atrapalhar os planos.

E é fato, eles vão acontecer, a gente só não sabe quando.

Quer saber como funciona no detalhe? Me chame aqui no WhatsApp link

Imagem de Guilherme Nazzato

Posts Relacionados

Não há posts relacionados.

Comentários

TOPO