Não jogue tanto trabalho no lixo

Ao procurar o significado de empresa no dicionário, a primeira resposta é “obra ou desígnio levada a efeito por uma ou mais pessoas; trabalho, tarefa para a realização de um objetivo; empreendimento”.

E é justamente sobre esse assunto em específico que eu gostaria de falar hoje. Que me desculpem os empresários individuais, mas as empresas mais fortes são compostas por 2 ou mais sócios. Pode pesquisar aí.

Os benefícios de “dividir o campo de batalha” com outra(s) pessoa(s) são infinitos. O mais importante deles na minha opinião é o complemento de qualidades, é quando um mais um é igual a três. Você pode ter um partner que seja muito técnico, entenda muito da parte operacional do seu negócio. Além dele, uma pessoa muito comercial, aquela que sabe vender bem o seu produto/serviço, que tem uma extensa rede de relacionamento e etc. E por último alguém muito bom em gestão, que sabe controlar bem o financeiro da empresa, gerir pessoas e processos. Tá vendo que uma companhia neste formato larga na frente de uma outra que não tem essa complementariedade de perfis? Por mais que você contrate pessoas para fazer algo que você não é bom, ter pessoas com sentimento de dono traz um esforço maior.

Se a lição de casa for bem feita, o sucesso será consequência. Acontece que o ciclo da vida de um empreendedor nunca acaba. Além da empresa sobreviver, depois gerar lucro, existe uma nova fase que é a sucessão. Ou você vai deixar tudo acabar depois de ter se esforçado tanto?

Vamos imaginar este cenário de 3 sócios, que cada um tenha 33% cada e a empresa valha R$ 1 milhão. Caso algumas dessas pessoas morram, os 2 que ficam precisam comprar a participação dele ou permitir que o herdeiro entre na companhia. Normalmente essa 2ª opção é inviável, já que é uma pessoa que não entende do negócio.

E é justamente num passagem de bastão dessa que a empresa sucumbe. Por isso que um planejamento pra esse momento é importantíssimo e a melhor ferramenta é uma apólice de seguro de vida. Todos os 3 sócios terão uma como beneficiário a PJ, assim que faltarem, a empresa terá dinheiro o suficiente para comprar aquela participação e impedir a entrada de pessoas alheias a empresa na sociedade.

Se você ainda não pensou nisso, este é o momento.

Quer saber como funciona no detalhe? Me chame aqui no WhatsApp link

Imagem de Guilherme Nazzato

Posts Relacionados

Não há posts relacionados.

Comentários

TOPO