Uma coisa é você esquecer uma nota no bolso

Nesse mês de fevereiro, o Banco Central disponibilizou um link para que você coloque seu CPF e consulte pra ver se existe algum dinheiro que você esqueceu na conta corrente de algum banco. Pra quem ainda não viu, segue o link https://valoresareceber.bcb.gov.br/publico/. Até semana passada, 66 milhões pessoas fizeram a pesquisa e para o meu espanto, 12 milhões tinham algum recurso disponível, ou seja, quase 20% das pessoas.

O que num primeiro momento parece ser uma notícia boa, soa muito negativo pra mim, vou explicar o porquê. O descaso que o povo brasileiro tem com suas finanças é desesperador, uma coisa é você esquecer uma nota de 2 reais no bolso da sua calça jeans, outra são valores representativos numa conta. Eu mesmo, conheço uma pessoa que “encontrou” 87 mil reais. Ele não faz ideia desde quando esse dinheiro esteja lá e imagine o quanto a inflação corroeu o poder de compra nesse período.

Me desculpe o desabafo de hoje, mas eu trabalho diretamente com isso e esse tipo de coisa me desanima muito. A parte que eu entro num planejamento financeiro é no início, mas se nem esse básico de controle é feito, é tudo em vão. E o pior, é uma etapa que não tenho muito controle, tem muita coisa que é “tercerizável” no mercado financeiro, investimentos e o próprio seguro de vida, mas saber onde o dinheiro está é uma tarefa de cada um.

A batalha é mais árdua do que o projetado anteriormente, é muito mais profundo, está enraizado na cultura brasileira. Mas se pensar só na dificuldade não vamos fazer nada, o trabalho de formiguinha traz muito resultado no longo prazo, mesmo que a gente não esteja mais aqui quando essa chave virar, é um legado que deixo para as futuras gerações.

De uma coisa eu não tenho dúvida, não consigo sozinho. Por isso que convido todos os colegas de profissão com frequência e hoje renovo esse convite, não competimos entre nós. Nosso mercado tem muito espaço.

Imagem de Fatima Guerreiro

Posts Relacionados

Não há posts relacionados.

Comentários

TOPO