A bruxa está a solta

Nos últimos 2 anos, ninguém duvida que a bruxa está a solta, né? Tivemos essa pandemia sem precedentes na história do mundo, mortes repentinas e outros problemas que nem vale comentar. E nada mais justo pararmos justamente nesta data para refletirmos sobre a finitude e a fragilidade da nossa vida. Ter um plano B para caso o A não der certo é mandatório para todo mundo.

Falando um pouco agora sobre a parte mais light do dia das bruxas, você sabe a origem de tudo isso? As primeiras comemorações do Halloween teriam surgido há mais de 2,5 mil anos com o povo celta. Eles acreditavam que no último dia do verão (31 de outubro, de acordo com o antigo calendário celta), os mortos e espíritos malignos saíam de suas tumbas para atormentar os vivos. Para tentar se proteger dos "mortos-vivos", os celtas decoravam as suas casas com objetos macabros, como ossos e caveiras, acreditando que com isso podiam afugentar as "forças do mal".

Para tentar cristianizar a data, a Igreja Católica criou o Dia de Finados (2 de novembro), para celebrar a alma das pessoas que já faleceram. Nos países anglo-saxões a tradição foi se transformando, sobretudo após a Reforma Protestante. A festa foi mudando para uma celebração infantil, com direito a fantasias, doces e brincadeiras. Também as igrejas protestantes perseguiam quem comemorava este dia.

Aqui no Brasil, é uma festividade muito recente e foi trazida a partir da cultura norte-americana, presente em filmes e séries de TV. No entanto, há uma resistência muito grande em algumas regiões brasileiras sobre a comemoração da data no país. Algumas pessoas argumentam que o Brasil é muito rico em cultura popular para celebrar uma cultura estrangeira e ignorar a própria história e identidade. Por causa dessa polêmica, foi criado o Dia do Saci, a partir do decreto-lei nº 2.762/2003. Também comemorado no dia 31 de outubro, o Dia do Saci é uma "resistência pacífica" à cultura americanizada do Dia das Bruxas.

Quer saber como funciona no detalhe? Me chame aqui no WhatsApp link

Imagem de Fatima Guerreiro

Posts Relacionados

Não há posts relacionados.

Comentários

TOPO