Um direito do trabalhador na Constituição

Não é segredo para ninguém que levantamos a bandeira aqui de que a prevenção é melhor do que remediar, olha só o domínio do nosso site rsrs. Existe uma especialidade na medicina que conversa muito com esse nosso objetivo, é a medicina do trabalho. Muita dúvida ronda esse assunto e hoje viemos aqui para sana-la todas elas. Afinal, hoje é o dia desse profissional.

Antes de iniciar, vale contar um pouco da história para contextualizar. No mundo, a preocupação com saúde e segurança do trabalho teve início no século XIX, na Inglaterra, durante a Revolução Industrial. Não havia segurança nos ambientes fabris, e as condutas dos empresários não ajudava. Esses donos de fábricas, que passaram a empregar trabalhadores oriundos do campo, formaram a chamada burguesia. Além das péssimas condições de trabalho, as jornadas eram muito extenuantes.

Em razão disso, doenças relacionadas às funções exercidas pelos empregados começaram a surgir. Os primeiros registros de doenças foram as pulmonares, que atacavam principalmente os trabalhadores das minas. Diante dessa preocupação, o governo inglês nomeou o primeiro médico do trabalho em 1834. Ele passou a inspecionar as fábricas da Inglaterra, e mais tarde da Escócia. Sua função era cuidar dos trabalhadores nesses ambientes e zelar pelas boas práticas preventivas. O conceito de medicina e segurança do trabalho, então, já se formou nessa época. Um empregado fabril deveria realizar exames periódicos, além dos admissionais.

Dito isso, a medicina do trabalho e uma especialidade médica voltada exclusivamente à prevenção e tratamento de todas as doenças envolvidas com as atividades profissionais de trabalho. Prevenir doenças ocupacionais ou do trabalho, bem como reduzir suas complicações está descrito como um direito do trabalhador na Constituição e é mais produtividade para qualquer empresa, reduzindo com isso ausências no trabalho, remanejamentos ou até mesmo trocas de funções.

E sabe quem forma um time perfeito junto com essa especialidade? Acertou quem respondeu seguro de vida, ou seguro em vida sendo mais específico. A função desse complemento é garantir que mesmo que ocorra o inevitável, o dano seja suavizado.

Quer saber como funciona no detalhe? Me chame aqui no WhatsApp link

Imagem de Fatima Guerreiro

Posts Relacionados

Não há posts relacionados.

Comentários

TOPO