Qual é o seu legado?

Segundo o dicionário, a definição de legado é “o que uma pessoa deixa em testamento; último desejo de alguém, efetivado por meio da transferência de valores, de bens etc.; herança”. Eu mesmo, quando peguei para produzir este texto, não imaginava que tinha um relação tão grande assim com o meu ofício profissional, acredito que você que me lê também não, né?

Se alguém me perguntasse o significado antes de eu fazer essa pesquisa, responderia que é aquilo que é passado entre as gerações. Uma citação que representa bem o que eu pensava é o slogan que a Johnnie Walker usou num passado recente “para ser imortal, basta fazer algo notável”. O contexto era um pouco mais amplo do que isso, mas vamos nos concentrar nessa parte que já é o suficiente.

Todos nós sabemos que a imortalidade física é algo impossível (pelo menos atualmente). Então a minha interpretação pessoal dessa frase é que se você fizer algo muito bom, algo diferente, as pessoas lembrarão de você mesmo após a sua morte. Para exemplificar isso, vou pegar 2 casos de modelo, um nacional e outro internacional.

Ayrton Senna e Michael Jackson foram 2 personalidades que nos deixaram já faz um tempo, mas mesmo assim lembramos dele com certa frequência por conta da representatividade do que eles fizeram em vida.

“Ah ok, mas essas eram 2 pessoas com dons especiais e que não tem nenhuma comparação com a gente”. Tá bom, então vou pegar um caso mais próximo aqui. Meu avó teve uma vida muito difícil, trabalhou praticamente a vida inteira e conseguiu dar a volta por cima e vencer. Educou todos os filhos com qualidade e até deixou um pequeno patrimônio para eles.

Uma semana depois que ele morreu, a família descobriu que ele tinha contratado um seguro de vida e nunca tinha avisado ninguém. Me lembro até hoje da frase da minha mãe nesse momento “Mesmo não estando mais presente, continua nos mostrando o quanto pensava em nós”

É ou não é um belo exemplo de legado?

Quer saber como funciona no detalhe? Me chame aqui no WhatsApp link

Imagem de Pedro Alvares

Posts Relacionados

Não há posts relacionados.

Comentários

TOPO