Princípios da igualdade de gêneros

O dia internacional do homem, é comemorado no 15º dia de julho aqui no Brasil, mas o mundo tem outra data para celebrar essa data e ela é hoje. A ideia surgiu de um nome um tanto quando conhecido, foi o último líder da União Soviética, Mikhail Gorbatchov, sua intenção era homenagear homens que haviam se destacado na história do seu país.

Em 1999, A International Men’s Day foi comemorada pela primeira vez em Trinidad e Tobago, tendo sido criada pelo Dr. Jerome Teelucksingh, professor de História na Universidade das Índias Ocidentais, com o apoio das Organizações das Nações Unidas (ONU). A ideia do Dr. Jerome era de ajudar os homens a estarem mais atentos a sua saúde, assim como conscientizá-los sobre os princípios da igualdade de gêneros.

O Dia Internacional do Homem surgiu como uma tentativa de equilíbrio e resposta positiva ao Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março. No entanto, devido aos contextos históricos, o Dia Internacional do Homem ainda não possui a mesma representatividade em comparação ao Dia da Mulher. Um dos objetivos principais desta data é chamar atenção para os cuidados da saúde masculina. Além disso, a comemoração visa dar enfoque à importância da paternidade e dos modelos paternos ou masculinos. Também pode ser uma oportunidade para promover um momento de debate, uma vez que também é usado de mote para a luta contra o sexismo, destacando a igualdade entre os gêneros na comunidade, no casamento, nas construções familiares e na educação dos filhos.

Você sabia que uma mulher paga menos em seguro de vida mesmo numa comparação onde ambos tenham a mesma idade? Isso se deve ao fato de elas se cuidarem mais e por consequência, terem uma maior longevidade também. E temos que aprender isso com elas, afinal 40% dos homens de até 39 só procuram um médico quando se sentem mal.

O dia internacional do homem e o novembro azul estão aí, para que criemos essa consciência.

Quer saber como funciona no detalhe? Me chame aqui no WhatsApp link

Imagem de Fatima Guerreiro

Posts Relacionados

Não há posts relacionados.

Comentários

TOPO