Comemore finados também

Aqui no Brasil, o feriado de finados não tem uma comemoração, é uma das poucas datas que a gente não trabalha e nem fazemos nada. Mas em algumas culturas isso é diferente.

Um exemplo disso é o México, inclusive foi lá onde tudo começou. É uma das festas mexicanas mais animadas, segundo a crença popular, nos dias 1 e 2, chamados de Días de Muertos, os mortos têm permissão divina para visitar parentes e amigos. Por isso, as pessoas enfeitam suas casas com flores, velas e incensos, e preparam as comidas preferidas dos que já partiram. As pessoas fazem máscaras de caveira, vestem roupas com esqueletos pintados ou se fantasiam de morte.

Para os antigos, a morte não tinha as conotações morais da religião cristã, nas quais as ideias do inferno e do paraíso servem para punir ou recompensar. Pelo contrário, eles acreditavam que os cursos destinados às almas dos mortos eram determinados pelo tipo de morte que tiveram e não pelo seu comportamento na vida.

Outro lugar no mundo onde o falecimento é tratado de uma forma diferente daqui é o Japão, o velório é celebrado como um último período de convivência com a pessoa que faleceu, por isso há muita festa, comidas e celebração.

Muito diferente do que ocorre aqui no Brasil, né? Aqui é a contrário, tristeza, silêncio e sofrimento. A morte é mesmo um tabu muito forte, nós que trabalhamos com seguro de vida, sofremos isso diariamente, muitas pessoas não querem nem tocar no assunto, apesar de ser extremamente necessário. A gente tem que se espelhar nessas outras culturas, afinal, a morte é uma certeza em nossas vidas e precisa ser tratada como uma troca de fase.

Quer saber como funciona no detalhe? Me chame aqui no WhatsApp link

Imagem de Pedro Alvares

Posts Relacionados

Não há posts relacionados.

Comentários

TOPO