Conceito de saúde

O dia 5 de agosto foi escolhido para celebrar o Dia Nacional da Saúde por ser a data de nascimento do sanitarista Oswaldo da Cruz, um importante personagem na história do combate e erradicação das epidemias da peste, febre amarela e varíola no Brasil, no começo do século XX.

O conceito de saúde vem mudando desde o dia em que foi instituído. Seguindo essa linha mais abrangente, a Organização Mundial da Saúde (OMS), definiu saúde como um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas como a ausência de doença ou enfermidade. A percepção do conceito de qualidade de vida também tem muitos pontos em comum com a definição de saúde.

Temos um exemplo recente para ilustrar bem o que estamos falando. A atual número 2 do ranking feminino de tênis é a japonesa Naomi Osaka. Subentende-se que ela treine muito, se alimente bem, faça exames médicos com frequência, resumindo que seja saudável, certo?

Mas não é o que vem acontecendo na prática, ela desistiu recentemente de 2 torneios grandes alegando que não estava se sentindo bem mentalmente.

A visão atual sobre saúde se assemelha muito a um quebra-cabeça. Cada parte isolada não serve pra nada o que vale é o conjunto.

Pense nisso.

Quer saber como funciona no detalhe? Me chame aqui no WhatsApp link

Imagem de Fatima Guerreiro

Posts Relacionados

Não há posts relacionados.

Comentários

TOPO