O que ninguém te conta sobre o inventário

Você já ouviu falar de herança por usucapião? Aliás, você já ouviu essa palavra? 

A ação de usucapião vem sendo mais usada nos dias de hoje e vamos te explicar o que pode ser isso. Por exemplo, vamos supor que o proprietário de um imóvel venha a falecer e dentre todos os herdeiros, apenas um irmão permaneça residindo neste imóvel de maneira exclusiva. Com o passar do tempo, sem que os herdeiros deem entrada no inventário para a partilha do bem, é possível que esse herdeiro tenha a posse exclusiva do imóvel, mesmo que ele seja um objeto de herança. Essa é chamada de ação de usucapião. 

Essa ação pode ajudar e ser muito útil em determinadas situações, afinal, podem existir muitos herdeiros, mas pra quem de fato você quer deixar seus bens? É algo a se pensar. 

E como abrir uma ação de usucapião? Bom, é indispensável que você faça isso com a ajuda de um advogado. E é de extrema importância que junte todos os documentos que demonstrem o tempo de posse, tais como o pagamento de impostos e das taxas que incidirem sobre o bem. 

Você inclusive, pode protocolar um pedido de usucapião no cartório, optando pelas vias extrajudiciais, mas precisa estar atento a estes passos:

  • Primeiramente, os documentos deste processo precisam ser pré-examinados;
  • Procedimento de buscas: verificar se há algo que impeça a transmissão do bem a terceiros;

Além disso, optar pelas vias extrajudiciais é muito mais rápido e você ficará livre dos honorários cobrados por longos processos. Basta você ter um conhecimento sobre imóveis e como o mercado imobiliário está funcionando, ou também, ter a ajuda de um profissional como por exemplo, um arquiteto. 

Se você é alguém que se preocupa em como e com quem ficará seus bens, estude sobre isso, converse com as pessoas que você deseja beneficiar e uma outra dica, o seguro de vida. A indenização do seguro de vida facilitará tudo isso de uma maneira que você nem imagina. Por isso, pare de dar sorte ao azar!

Afinal, pra que remediar se O Seguro Morreu de Velho?

Quais dúvidas restaram sobre o assunto? Nós podemos ajudar!

contato@oseguromorreudevelho.com ou através do nosso WhatsApp.

Imagem de Fatima Guerreiro

Posts Relacionados

Não há posts relacionados.

Comentários

TOPO